TINTAS EM PÓ
Existem atualmente três tipos possíveis de pintura eletrostática (a pó). São basicamente os tipos de tintas utilizadas nesse processo. Saiba quais são elas e quando devem ser utilizadas:
Linha Epóxi
A pintura eletrostática epóxi é composta por resinas epóxi (poliepóxido) que é um polímero termofixo que se endurece quando misturado com um agente catalisador, a cura ocorre basicamente através da reação que ocorre entre elas.
Alguns benefícios da tinta epóxi são:
- Oferece uma ótima aderência;
- Grande flexibilidade;
- Ótima resistência física e química;
- Propriedade anticorrosiva.
Um dos grandes diferenciais desse modelo de pintura a pó é a grande resistência à corrosão de superfícies metálicas das peças de uso em ambientes quimicamente agressivos. Ela é amplamente indicada para diversos usos, como alguns exemplos podemos citar: Peças e equipamentos industriais, tubulações (sejam terrestres ou marítimos), estruturas e vergalhões para a construção civil, itens de serralheria, eletrodomésticos e móveis de aço, entre diversos outros.
Linha Poliéster
A pintura eletrostática em poliéster tem como base a resina de poliéster e vem sendo uma comum escolha das empresas fabricantes de peças que são utilizadas expostas diretamente ao tempo e peças de efeito arquitetônico.
Algumas vantagens da tinta poliéster:
- Excelente propriedade mecânica;
- Alta resistência ao amarelamento;
- Ótima resistência física e química;
- Boa aderência e flexibilidade;
- Alta resistência a agentes naturais, como luz do sol, alta umidade e mudanças de temperatura.
A pintura a pó em poliéster é utilizada geralmente em fachadas metálicas, componentes superficiais automotivos, esquadrias, telhados metálicos, móveis externos, entre outras aplicações.
Linha Híbrida
A pintura eletrostática híbrida é composta pela mistura das tintas poliésteres e epoxídicas. Em relação à pintura epóxi, ela possui uma menor resistência ao solvente, o que é ideal para a linha decorativa e também para ambientes internos.
Algumas das principais propriedades da tinta híbrida são:
- Excelente aderência;
- Boa Flexibilidade;
- Grande variedade de aplicações;
- Rapidez em troca de cor por não necessitar solventes;
- Acabamento impecável;
- Ótima resistência física e boa resistência química.
A pintura em pó híbrida é geralmente recomendada para ambientes internos ou que sejam abrigados, de preferência que não sejam expostos seguidamente a raios solares (que prejudica o aspecto do filme aplicado), muito aplicada em móveis tubulares, peças industriais, autopeças, equipamentos de laboratório, eletrodomésticos, painéis elétricos e muito outros.
ACABAMENTOS
- Liso (brilhante / semibrilho / acetinado / semi fosco / fosco)
- Texturizado
- Microtexturizado
- Craqueado